sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nem quimioterapia nem radioterapia....!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Graças a Deus acho que na consulta da mamãe com o oncologista foi tudo bem.Ele nos afirmou que o tumor saiu todo na cirurgia,e que ele era muito pequeno,e que na Pesquisa do Linfonodo Sentinela,não acusou neoplasia.Ficamos realmente muito agradecidos a Deus,em primeiro lugar e felizes e satisfeitos com os resultados e o tratamento humano que recebemos no Inca.Apesar de minha mãe ter retirado toda a mama,posso dizer sim,com toda certeza,que foi a decisão mais acertada,pois apesar de pequeno,o tumor estava mal localizado para realizar só uma quadrantectomia,e também o índice de recidiva diminui drasticamente.Os médicos decidiram utilizar a Terapia Hormonal .Na terapia hormonal, medicações antiestrogênicas são utilizadas para bloquear os efeitos dos hormônios que promovem o crescimento tumoral. Estrógeno é um hormônio que pode promover o crescimento do câncer de mama. Medicações antiestrogênicas são comprimidos, ingeridos por boca, diariamente por alguns anos após a cirurgia (5 anos). A hormonioterapia produz efeitos no corpo inteiro. Ela pode causar calores, sudorese excessiva, prurido ou sangramento vaginal, ganho de peso temporário, náuseas e, ocasionalmente, depressão.
 Ficamos realmente muito felizes,pois nos pareceu que mesmo sendo um câncer,não foi dos mais agressivos e as chances de cura são totais,salvo claro algumas excessões,que sabemos que sempre tem,mas que não será o caso da minha mãe...assim espero em DEUS.!!!
Sei que reações adversas vão aparecer,como já estão sendo percebidas pela minha mãe,tais como secura na boca e uma certa tontura e estou sentindo também que ela anda meio que trocando as pernas,mas estou observando bem de pertinho e prevenindo qualquer casualidade que venha a acontecer. E tem também a dieta,pois ela tem problemas com colesterol alto,e a medicação também pode alterar a glicemia,daí mais um ponto a ser observado.Mas estou marcando uma consulta com o nutricionista para melhor avaliação da alimentação,quantidades e horários,pois não quero restringir nada dela e parecer que quero ser dominadora.Já estou deixando ela me ajudar um pouquinho,para que não fique muito ociosa e pensando besteirinhas...rsrsrs..Mas nada pesado,de jeito nenhum,só atividades bobas,tipo secar uma loucinha ou colocar uma roupinha na máquina,até porque está tudo muito recente,tem 1 mês e meio,e ela não pode abusar,como também não pode ficar parada,pois atrofia a musculatura.
Bem,desculpe se escrevi muito,é que me empolgo um pouco,mas queria que soubessem que fico feliz com todo o apoio que tive,de pessoas que mesmo tão distantes e tão estranhas ao meu convívio,se solidarizaram com minha história e tornaram-se amigas e me ofereceram carinho,atenção e me doaram suas preces e sua fé me fortaleceram.Acho que por hoje é só...até mais ver...E milhões de beijos com muito carinho....Maryzé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário